Entenda o que é TPM (Trusted Platform Module) e por que é obrigatório para Instalação do Windows 11

Nelson Alfredo
By -
0

 

Entenda o que é TPM (Trusted Platform Module) e por que é obrigatório para Instalação  do Windows 11

{tocify} $title={Table of Contents}

Recentemente a Microsoft apresentou o Windows 11, e ela veio acompanhada com uma lista de regras que os usuários precisarão cumprir se desejarem usufruir do novo sistema operativo da Microsoft.

O que mais chamou atenção da maioria das pessoas certamente é a exigência por parte da Microsoft da TPM (Trusted Platform Module).

O que é TPM (Trusted Platform Module)

Numa linguagem simples a TPM é um chip. Este chip pode ser comprado e conectar ou até mesmo ser soldado em uma placa mãe. Em alguns computadores este chip já vem implementado na Motherboards, mas infelizmente ele não está disponível para todos computadores.

Em computadores mais recentes o usuário precisa aceder a Bios do computador para ativar este recurso TPM. A mesma regra vale a quem comprar o chip para conectar ou soldar na placa do seu computador.

Mas, não basta apenas comprar o chip, o computador do usuário tem que cumprir, mas uma regra: Precisa ter um processador Intel da 8º geração ou Ryzen da 2º geração.

Podes consultar uma lista atualizada dos processadores compatível consultando a lista no link abaixo.

Apesar de o Recurso TPM estar disponível em alguns computadores, ele fica visível ao utilizador que ele acede a Bios. Em casos como estes o usuário terá que aceder a fóruns na internet para descobrir se o seu modelo trás o recurso e se for o caso como ativar a TPM em seu computador.

Recomendamos que faça a pesquisa em seu idioma oficial se for português. Se não encontrares nada em seu idioma pesquise o termo em inglês. Podes usar o Google tradutor para este feito.

Antes de fazer a pesquisa, você precisa ter o modelo exato de seu computador. Como descobrir o modelo de seu computador? Você pode fazer através do CMD (linha de comando do Windows).

No Meu Inicial do Windows escreva: cmd ou linha de comando, quando aparecer inicie com privilégio de administrador. Assim que abrir escreva: systeminfo e aguarde. Quando estiver concluído você verá a versão do seu computador.

Por que a Microsoft exige a TPM

Como a própria fez saber em seu site oficial, alguns recursos do próprio Windows farão uso da TPM entre estes recursos citamos: Windows Hello que é de ajuda na proteção de identidade e o Bitlocker que é de ajuda na proteção de dados pessoais.

Em resumo a TPM tem por finalidade melhorar a segurança de um computador. E de lembrar que o Windows 10 já usa este recurso, embora a Microsoft não a tenha tornado obrigatória.

Desejas comprar o chip TPM?

Se este for o seu caso, procure um técnico, se desejar fazer por si mesmo, se certifique de que seu computador tenha suporte para processador Intel da 8º geração para cima ou Ryzen da 2º geração.

Caso descubras que não tenha suporte melhor não avançar sob o risco de veres o seu computador perdendo desempenho.

Lembramos que com o lançamento do Windows 11 as placas TPM sofreram um aumento significativo de preços nos mercados informais e formais. Antes de fazer uma compra recomendamos sempre procurar ajuda especializada.


Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Por favor deixe o seu comentário. A sua opinião nos ajuda a melhorar e a oferecer conteúdo com qualidade

Enviar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Ok, Go it!